quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Caminhos

    Um dia ele acordou e não queria mais ir ao trabalho, mas ele precisa ir. Um dia ela foi dormir e o sono pesado não a descansou, ela acordou mais cansada. Um dia ele pensava que era o homem mais feliz do mundo, nos minutos seguintes ele tem a certeza que é o mais infeliz. Ela pensava que nunca seria amada de verdade, mas numa mensagem um homem começou a provar que ela estava errada.

    A vida não é uma estrada de caminhos conhecidos, ela é uma estrada nova cortada por milhares de outras estradas igualmente cortadas. A vida é fruto de nossas escolhas, por mais difícil que isso pareça ser. Não posso ter escolhido ser baixinho, mas posso escolher não me importar com o lado negativo disso e alimentar o lado positivo. Posso não ter escolhido nascer pobre, mas posso escolher aceitar isso como um fato imutável e me lamentar, ou aprender a viver com o lado bom de ser pobre e lutar para melhorar financeiramente. Entre outras milhões de escolhas que posso e devo fazer.

   Uma vez eu estava contando a um amigo a realidade do crescimento profissional onde eu estava, falei a verdade sem cortar, aumentar, diminuir ou distorcer nada, ou quase nada já que contei pelo meu ponto de vista, e lembro bem da conversa, lembro dele triste por confirmar opiniões dele mesmo, ele já imagina boa parte do que contei, mas o que eu contei? Contei que lá o ego dos chefes eram maiores que o próprio propósito de ali estarem, do propósito da "empresa" existir, que eles viviam em uma disputa diária pra saber quem era o melhor, que os funcionários se quisessem permanecer ali teriam que babar, puxar-saco dos seus superiores e que todo o conhecimento adquirido nos anos de faculdade só iriam servi para o que o chefe quisesse, quando ele quisesse, da forma que quisesse, o funcionário não tinha voz e nem vez, só quando fosse bajular o chefe é que valiam algo. Ele ficou triste, logo já queria mudar de curso, acreditava que de nada valeria todo o seu esforço, afinal ele nao suportava a ideia de bajular outra pessoa para crescer profissionalmente, outra empresa ele poderia até procurar, mas a qual estávamos conversando era referencia na área sonhada, sem ao menos estagiar nela a chance de ter nome reconhecido era minima. Nesse momento eu o questionei, quis saber se ele só via um caminho na vida, ou não percebeu que existem vários caminhos? Ele disse que para alcançar a meta dele só existia um caminho, que era estar onde eu estava. Daí a conversa levou outro rumo.

- Você quer entrar e eu vou sair, vou pedir desligamento.
- Mas cara, porque?
- Por tudo o que te contei. Eu não sei babar ninguém e não suporto mais ficar naquele lugar.
- Entendo, é horrível mesmo. O piro é que tudo o que tu fez foi perdido.
- Perdido? Porque?
- Tu não vai conseguir realizar teu sonho de ser um profissional reconhecido na área.
- Discordo disso.
- Como assim, cara?
- Se a empresa é a melhor que existe e todos almejam um dia por ela passar, é porque no passado mentes brilhantes passaram por lá. A herança deixada por eles foi o prestigio que a empresa tem, mas isso não desmerece as outras empresas.
- Mas, cara, as outras empresas não tem o mesmo prestigio, na verdade não se tem outra do nível dessa, ao menos por aqui.
- Então eu me tornarei uma das mentes que irá deixar como herança o desejo de outros quererem trabalhar onde eu trabalhei, que não será onde estou.
- Como? Para isso tu tem que fazer fama, nome.
- Irei trabalhar em vários lugares, irei para outro estado se necessário, pelo meu trabalho me farei conhecido e crescerei pelo meu próprio caminho.
- Você acredita que pode um dia chega ao nível do seu atual supervisor?
- Eu tenho a certeza que sim. O  que faz ele ser diferente de mim?
- Ele tem doutorado, ele é reconhecido.
- Um dia ele foi estudante, um dia ele conseguiu entrar na empresa, um dia ele se tornou supervisor, ele não nasceu já sentado naquela cadeira. Se ele chegou lá outras pessoas também podem chegar, eu posso chegar.
- Pensando bem, até que faz sentido.
- Por acaso todos os grandes da história percorreram o mesmo caminho? Na verdade cada um escolheu seu caminho e muitas vezes deve que cria-lo. Eu irei criar o meu.

   Crie seu próprio caminho, não ignore o caminho do outro, tome como exemplo e motivação, mas nunca esqueça que o caminho do outro é do outro e não seu, o seu você mesmo terá que trilhar e muitas vezes criar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pior é estar preso em liberdade. Prefiro estar livre numa prisão.

   Nada mais melancólico que viver em um mundo de algodão, doce e colorido, frágil como uma folha de seda na chuva, claustrofóbico como um ...